Rádio Piramundo: O som que pira na web

Rádio Piramundo: O som que pira na web

RÁDIO PIRAMUNDO: O SOM QUE PIRA NA WEB

Nascida em janeiro de 2019, a Rádio Piramundo é uma estação de rádio via web, com sede localizada em Piracicaba-SP, cujo objetivo consiste na criação e apresentação de conteúdos esportivos, culturais, educativos, jornalísticos e de entretenimento, especificamente voltado para o público jovem-adulto na internet, funcionando 24 horas por dia, através das múltiplas plataformas de rádio via streaming online, transmitindo em alta definição, para os quatro cantos do planeta, enaltecendo a todo tempo, a relação do universo local (Piracicaba) com o global (mundo). É o mundo de Pira e é Pira no mundo.

Ao contrário do que tradicionalmente se aposta no rádio via web, a Rádio Piramundo aposta em uma programação eclética de conteúdos, em detrimento do caráter segmentado dos nichos de mercado. Assim, o público-alvo da Rádio Piramundo é um público jovem-adulto, que preza por transitar em diferentes gêneros musicais e linguagens de áudio, o chamado “ouve um pouco de tudo”, “ouve o que é bom”, etc.

A aproximação mais orgânica do universo dos “podcasts” com o formato da Web Rádio também é um objetivo a ser desenvolvido no futuro próximo.

Assim, atualmente, a programação principal da Rádio Piramundo fica por conta das transmissões esportivas ao vivo, in loco e em estúdio, no formato off-tube, com destaque aos jogos do XV de Piracicaba e dos clubes paulistas nas competições nacionais e internacionais.

Além do futebol, a Rádio Piramundo conta ainda com um programa semanal de debate futebolístico, ao vivo, bem como uma seleção musical eclética, programada por colaboradores que são conhecedores dos estilos e segmentos musicais aos quais representam e pela organização dos programetes disponibilizados pelo servidor de streaming.

Nosso objetivo é gradualmente preencher os espaços que hoje ficam com o auto-dj por programações apresentadas ao vivo, e também, construir o espaço da web rádio, também, com histórias e debates que hoje se encontram muito presos ao campo do Podcast, resgatando algo que tradicionalmente pertenceu ao rádio e que agora, modernizado, cabe perfeitamente às rádios via web.

Nossos principais veículos de difusão são o site www.radiopiramundo.com, nosso aplicativo próprio, e os aplicativos RádiosNet, Deezer, TudoRádio, CxRádio e outros.

Como se tratou de um projeto independente, que desde o início almejou a profissionalidade, minha principal referência foi o Cléber Almeida e o seu canal, tanto na construção do projeto, como agora na manutenção e gestão da Rádio Piramundo.