As pessoas estão cada vez mais conectadas na internet e os números de acessos só têm crescido ao longo do tempo, graças aos avanços tecnológicos de transmissão de dados que estão como 3G e 4G que estão ficando cada vez mais baratos e a produção de equipamentos mobile que além de ficarem mais sofisticados também tem ficado cada vez mais acessíveis. Segundos dados de 2016 publicados pelo IBGE só no Brasil já são 116 milhões de pessoas conectadas o equivalente a 64,7% da população.
Com isso o aumento pela demanda de conteúdo e diversidade de mídia digital também tem curva acentuada o que coloca os meios de comunicação em disputa acirrada por audiência e construção desse conteúdo com mais qualidade e focada em segmentos. No marketing digital, por exemplo, especialistas tem corrido cada vez mais atrás de relevância, estruturando metodologias de SEO, Experiência de Usuário e pensando num mercado onde de acordo com a Internet World Stats mais da metade da população mundial possui acesso à internet e que até 2021 haverão 2,3 bilhões de consumidores digitais, conforme publicação feita pelo portal Statista.
Pensando nesta evolução contínua pelo consumo de conteúdo na internet, qual será o papel dos tradicionais meios de comunicação dentro deste novo formato de transmissão? Veículos como TV, jornais, revista e em especial em questão para o rádio precisam seguir estes caminhos para se posicionarem como mídias digitais relevantes e de grande presença na rede.
Para discutirmos assuntos relacionados a este universo, a NaMosca Produções em parceria com a KSHost Internet realizará a terceira edição do Encontro de Profissionais de Webradios Brasileiras que será realizado em 2019 na capital paulista.
Esta edição do evento contará mais uma vez com grandes profissionais das áreas de comunicação, marketing, contabilidade e da indústria fonográfica que abordarão temos importantes como tração de audiência por meio do conteúdo, direitos autorais, comunicação aplicada, aspectos físicos e legais para a empresa e uma reflexão para levar o rádio a caminhos profissionais dentro da web.
A proposta da terceira edição do evento é reunir mais uma vez profissionais do meio, além de outras áreas correlatas para entender como avançar com a migração e profissionalização do rádio na internet, considerando a enorme demanda de criação de emissoras online que estão sendo geridas sem nenhum tipo de apoio de gestão profissional e tecnológico.
Editado em 16/04/2019
O evento tem data marcada para o dia 18 de maio de 2019 e acontecerá na Radioficina – R. Eng. Prudente, 492 – Vila Monumento, São Paulo – SP, 01550-000. Para garantir a sua participação basta acessa o site do evento em https://epwbr.com.br/epwbr-3-0, a inscrição é gratuita.